terça-feira, 8 de maio de 2012

REFLEXÃO: O que significa ESTUDAR?




Muitas pessoas se dizem "estudantes", mas são apenas alunos, na verdade desconhecem o verdadeiro sentido da palavra ESTUDAR.

Estudar é Trabalhar !!!

 Não é somente reler um texto na última hora, um dia antes da prova e depois de obter o retorno, em forma de notas baixas, reclamar para si mesmo:  - Puxa! Eu estudei tanto!!!!

Estudar é ir à procura da Verdade !!!

A meta do estudante deve ser: chegar a aprender, enxergar com seus próprios olhos.

Quando uma pessoa estuda algo, ela chega a ter uma opinião própria sobre determinado assunto não dependendo de opiniões alheias para tirar suas conclusões.

Estudo é trabalho Duro, Penoso e Exaustivo que requer Empenho, Dedicação e Perseverança.

Mas afinal de contas: Como estudar?????

Existem algumas técnicas que auxiliam o estudante a alcançar seus objetivos.

Se estas técnicas forem seguidas, seguramente o sucesso será alcançado e o próprio aluno perceberá que pode ultrapassar seus limites...

Interessante o texto acima, me proporcionou algumas reflexões:

Primeiramente deixo claro que nunca fui um excelente aluno, na verdade até fui...da primeira a oitava serie, logo em seguida no segundo grau eu resolvi abandonar a imagem de bom garoto e resolvi me revoltar como qualquer adolescente, o principal reflexo dessa revolta foi ficar sete meses sem cortar o cabelo...me chamavam de Valderrama no Instituto Benjamin Constant!

Após a fase “brigado com o barbeiro” fui prestar o vestibular, poucos da minha turma fizeram, a maioria justificou que queria ganhar dinheiro no Distrito Industrial, pra minha sorte passei pra Geologia, o interessante é que eu tinha intenção de fazer Direito, um dia no ônibus encontrei um primo que ao saber do meu interesse pelo Direito me questionou:  - Você gostaria de viver de paletó e gravata? Eu disse que não e ele sabiamente me disse: - vem fazer Geologia então!

Aprovado em Geologia passamos 7 anos (é...em alguns lugares aluno que não estuda reprova!) perambulando pelos corredores, pegando 3 ônibus pra ir pra faculdade, sem grana pois eu me recusava a ir trabalhar no distrito ou dar aulas no ensino médio, porem um dia em conheci a Geologia Ambiental e disse: É com isso que quero trabalhar!



Por ironia do destino me tornei professor e hoje o cenário que vejo é diferente...

Alguns alunos (uns colegas falam que é a maioria, mas eu teimo em discordar) acham que estudar é sinônimo de ir pra escola, pior que isso só aqueles que por pagar acham que estudam! Não crianças, estudar exige esforço, eu demorei a lembrar disso na faculdade, porem eu paguei o preço! (7 anos!!!)

Para piorar a situação às vezes nos deparamos com os professores passando o slide da aula para a turma, penso que estamos formando Doutores de Orelha de Livro, leem apenas o resumo do resumo da síntese feita pelo professor...aí vem o ENAD e tome peia!

Lembro-me de uma aula na pós onde um aluno ficava tirando sarro da faculdade onde ele havia formado, ele dizia: Na ....... a sua formação tem futuro!, após repetir isso algumas vezes eu o questionei – Que tipo de aluno você foi na faculdade? Não era você que me cumprimentava quando eu passava próximo ao bar que fica ao lado da unidade, do que você está reclamando? Ele riu e disse: era eu sim professor, eu era da turma do álcool.

Alguns alunos eu vejo mais no Facebook do que na sala de aula, já pensei até me dar aula por videoconferência, seria legal essa forma de interação a distância!

Faça do jeito que você achar melhor, mas assuma que existe um risco, e se preciso pague o preço!

Porem, se você acredita que tudo é difícil vai ficar aí sempre reclamando da vida...

Eu pelo contrário costumo pensar: NUNCA FOI TÃO FÁCIL...

Saudações geológicas!
Prof. Elias Santos Junior
Manaus – Amazônia - Brasil

2 comentários:

FILOSPENSA disse...

Estudar é sem dúvida uma realidade difícil que exige sacrifícios para que se possa alcançar o goal desejado. É sinónimo de trabalho árduo.

Reciclando Hábitos, Mudando Atitudes disse...

Concordo Helder e obrigado pela participação com o comentario!

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...