domingo, 6 de maio de 2012

PROFISSÃO: Quando crescer, vou ser... geofísico!

Saiba como trabalham os cientistas que estudam a origem, evolução e estrutura da Terra

Ele explora o que está escondido dentro da Terra. Com seus equipamentos, vai a lugares nada acolhedores e pode até passar por alguns apuros: afundar em rios, correr de enxame de abelhas, ficar enroscado em cerca de arame farpado e caminhar lado a lado com cobras e outros bichos. Tudo isso para poder fazer o seu trabalho, que é uma verdadeira investigação. Este é o geofísico, um profissional que deve ter entre suas habilidades o gosto para viver muitas aventuras.

A geofísica é ciência que estuda a origem, a evolução e a estrutura da Terra. Para saber o que existe a quilômetros abaixo da superfície, o especialista no assunto utiliza equipamentos que lhe permitem essa visualização. O funcionamento é parecido com o de um ultra-som. Assim: quando uma mulher está grávida e vai ao médico para saber como vai o seu bebê, o doutor não pode abrir a barriga dela para ver de perto como andam as coisas lá dentro. Mas com a ajuda do tal aparelho de ultra-som o médico consegue enxergar a criança. Um geofísico tem aparelhos semelhantes, adaptados para examinar o que está dentro da Terra.

Para ser geofísico é preciso cursar a faculdade de geofísica. No Brasil, o curso é oferecido na Universidade de São Paulo e nas Universidades Federais da Bahia, do Pará, dos Pampas, em Caçapava do Sul (RS) e Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro. Para concluir o curso, é necessário estudar cinco anos e em período integral, ou seja, o dia todo.

“Para ser geofísico você tem que estudar muito, ser curioso, gostar de matemática, física, geologia e de computação, além disso, deve gostar de viajar, para coletar informações em vários lugares”, é o que diz Luiz Rijo, geofísico e professor da Universidade Federal do Pará. Muito antes de se formar, quando ainda era um estudante, Rijo queria trabalhar ajudando a descobrir petróleo. Sonho que, de certa forma, conseguiu realizar, pois hoje, ele é consultor de uma empresa de petróleo. “O dia-a-dia do geofísico é descobrir onde se esconde o minério, o petróleo, em águas subterrâneas. Um trabalho de muita paciência e responsabilidade”, conta.
 
Já pensou, você ter que indicar o lugar exato onde pode ser encontrado o petróleo? Lugares que, normalmente, estão localizados a cerca de cinco quilômetros de profundidade, abaixo da superfície do mar. É um trabalho difícil, mas os geofísicos conseguem fazer.

Além da Terra, quem faz geofísica pode se ocupar em estudar outros corpos do Sistema Solar e do Universo, pois contém importantes informações sobre a origem, estrutura e evolução de nosso planeta. Além disso, pode trabalhar também com gravimetria, ciência que estuda a força de gravidade, investigando a Terra para saber como estão as coisas a dezenas, centenas ou milhares de quilômetros da superfície. O geofísico Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo, faz isso!

Quando criança, Eder sonhava em ser astronauta ou cientista, mesmo sem saber exatamente o que significava. “Na época, não existia para as crianças oportunidades, como esta, de conhecer as diversas áreas de trabalho”, conta o pesquisador. Para ele, imaginação, criatividade e vontade de encarar desafios são as características que todo geofísico deve ter. “A geofísica é fascinante, pode nos propiciar uma vida de aventuras e muita agitação!”, diz.

E aventuras é o que não falta em suas histórias, Eder já enfrentou situações bem engraçadas. Uma delas foi registrando terremotos. 

Ele e sua equipe detectaram um barulho estranho que nada lembrava os movimentos da terra registrados normalmente. Todo dia, o mesmo barulho. Analisa daqui, discute dali, até que resolveram checar o local. Quando chegaram lá, descobriram que barulho vinha de uma vaca, que gostava de comer e pastar justo no lugar onde estava instalado o equipamento. Terremoto, hein?!
 
Por essas e outras, a geofísica é uma profissão pra lá de interessante. Se você gosta do mar, da selva e do deserto, ela também é a escolha ideal, pois você terá que explorar muitos lugares como estes para fazer pesquisas. Mas se, por outro lado, você é caseiro, tranqüilo e gosta mesmo é de jogos eletrônicos, a geofísica também é uma boa pedida, pois tudo nesta profissão é feito em computadores. Em resumo, é um espaço para todos!

Cathia Abreu extraido de http://www.geofisicabrasil.com
Instituto Ciência Hoje/RJ
Revista Ciência Hoje Crianças 156 - ABRIL DE 2005

Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...