quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia do Geólogo - Geólogo Elias Santos Junior, apenas mais um geólogo

 Imagem de autor desconhecido

Eis que chega mais um dia 30 de maio e com ele as comemorações pelo Dia do Geólogo...2012, meu 20º dia do Geólogo desde que ingressei no curso de Geologia da Universidade do Amazonas (era assim que era denominada a atual UFAM).

Ontem participei da Semana de Geologia realizada nas dependencias da Assembleia Legislativa, este evento foi realizado pela Associação dos Tecnologos e Academicos de Petroleo & Gas e Mineração do Amazonas, evento bem organizado, onde fui muito bem recebido.

Não tinha nenhum parlamentar, nao tinha nenhum representante da Secretaria de Geodiversidade, mas estavam presentes o Superintendente do DNPM Dr. Marcos Oliveira, os Geologos Renê Luzardo e Antonio Pinto, o representante do DNPM e o Geólogo Jorge Garcez.

As vezes fico com a sensação de dejavú....explico: são 20 anos ouvindo o mesmo discurso das mesmas pessoas, um discurso tão acalorado quanto inócuo, repleto de empolgação porem desprovido de ações concretas! É assim se passam os anos, aqueles que estão no poder fazem seus belos discursos e em seguida parecem esquecer que existe uma categoria profissional que necessita de espaço, de emprego, de apoio institucional.

Bem interessante é perceber que esse discurso pode pender pra um lado ou pra outro dependendo de quem está na plateia e seja conveniente agradar.

Algo que merece destaque é a argumentação do Geólogo Garcez, o qual relatou que nós profissionais liberais estamos enfrentando a concorrencia desleal de pessoas que se encontram atuando no serviço publico mas por baixo dos panos prestam consultoria a torto e a direito! Isso precisa acabar, se o cidadão quer ser consultor que venha pro lado de fora do balcão!

Enfim, os acadêmicos e profissionais que organizaram a Semana de Geologia da ASLE estão de parabens, mas pensem para os proximos eventos buscar a participação das empresas privadas, pois estas é que lhes darão emprego, afinal não vivemos apenas de palavras empolgantes e muitas vezes histericas porem pouco eficazes.

Algo que aconteceu na ASLE e logo mais a noite em uma das aulas que ministrei me fez perguntar:


Eu sou um profissional liberal que defendo a marca AMAZONGEO GEOLOGIA E MEIO AMBIENTE, sou tambem Professor Universitario. Sou um profissional independente que a duras penas sobrevive nesse mar da consultoria sem pagar um tostão furado para quem quer que seja, e isso me custa muito caro....

Enquanto portas estão sempre abertas para alguns, para nós da Amazongeo estão sempre fechadas em reunião...é o preço!

Colegas apertam nossas mãos em corredores de órgãos publicos quando não tem ninguem por perto, porem nos ignoram quando estão em publico...(alguem me disse em off: voce feriu algum interesse dele; mas qual interesse o de um funcionario publico que não a de exercer sua função?)

Mas isso não me tira o sono, sempre brincamos dizendo: Pelo menos nós dormimos tranquilos sem medo da policia federal invadir nossa casa...já os outros devem dormir sempre de cuecas novas pois não sabem que dia a casa vai cair.....um dia ela cairá.

Já na academia as lutas são outras, lá o enfrentamento é para fazer com que as pessoas adquiram senso critico, que nao se conformem com as situações que foram descritas acima...e mesmo assim um aluno me perguntou: Professor, pra que servem suas aulas? após uma exaustiva explicação da minha parte, ele me disse: não esquenta professor, era só pra agitar a aula...seria interessante ver a reação dele se eu tivesse perguntado: qual a sua relevância na sala de aula?

Sou um professor que não pretende ser o melhor, mas sim formar os melhores, e por isso recebo criticas mil de colegas professores...alguns destes acham que nossos acadêmicos só servem para abrir picada, e pior, alguns acadêmicos acreditam mesmo nisso!

Enfim...eu descobri ontem quem é esse tal Geólogo Elias Santos Junior, ele é mais um que luta com a mente e o martelo! só peço ao Grande Arquiteto do Universo que não me deixe cansar dessa luta, pois se eu perder o direito de me indignar com o que está errado nessa cidade, nesse Estado e nesse país, perderei o sentido da vida.

Continuemos a luta!!!
Professor Elias Santos Junior - Geólogo
Cum Mente Et Malleo
30/05/2012

Contato litológico  entre as Formações Nhamundá e Pitinga, km 107 da BR-174, Município de Presidente Figueiredo - AM. Foto: Raimundo Diego.

Um comentário:

M.BECKHMAN disse...

Parabéns pela data! Seja sempre o Geólogo Número 1! Grande abraço e Saudações Geográficas!

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...