domingo, 28 de março de 2010

Dia Mundial da Agua


AGUA - We Will Rock You (Queen)





Ola senhores, essa semana que passou tivemos a comemoração do Dia Mundial da Água.

Em alusão a esta data realizamos no dia 25 de março um evento nas dependências do Teatro Uninorte visando promover uma discussão sobre a temática, evento este que foi presidido pelo Geógrafo Prof. Mauro Bechman (Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Petróleo e Gás).

Os presentes puderam assistir brilhante apresentação do Geógrafo Prof. Jose Roselito Carmelo que apresentou a palestra Água: Abundância ou Escassez?, na qual discutiu alem do ciclo hidrológico, a distribuição de água no planeta, as Guerras pela Água como também a pirataria e roubo de águas.

Finalizando o evento tentamos realizar uma campanha de conscientização ambiental utilizando como ferramenta o vídeo “Não desperdice água” de autoria de Weimar Oliveira preparado para ser visualizado em aparelhos celulares e mp4.

Esta atividade foi formulada por mim, Prof. Elias Santos Junior e consistia no seguinte: Após o Prof. Jose Roselito iniciar a apresentação começamos a transferir o vídeo via Bluetooth para os presentes na platéia, os quais deveriam ao longo do evento transferir para outras pessoas, funcionando como um vídeo-viral, ou seja, aqueles vídeos que são repassados de aparelho para aparelho se espalhando como um vírus de computador.

Destaca-se que os presentes foram avisados que estaríamos passando o vídeo via Bluetooth e que estes deveriam repassar aos outros, sendo então exposta a fabula que conta o incêndio em uma floresta, onde um passarinho carregando em seu bico uma gota de água contribui fazendo a sua parte no combate ao incêndio.


No meu entendimento o resultado ficou aquém do esperado pois a maioria dos presentes após receberem o vídeo o assistiam e em seguida guardavam os aparelhos o que resultou em uma pequena taxa de transferência, por conseguinte uma baixa taxa de divulgação. Cada vez mais acredito que nao adianta conscientizacao se nao houver ATITUDE.


Contudo entendo que no geral o evento foi um sucesso, ficando plantada a idéia de que precisamos mudar comportamentos e atitudes para com o uso dos recursos naturais.

Um abraço a todos,

Prof. Elias Santos Junior
Manaus – Amazonas - Brasil

Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...