terça-feira, 25 de outubro de 2011

REFLEXÃO: ANIVERSARIO DA CIDADE DE MANAUS

Apanhado de postagens no twitter na madrugada de domingo para segunda....após ouvir o grande Davi Assayag cantar a toada Amazonas (de autoria de Chico da Silva e Amazonino Mendes [?]), aqui apresentada na voz de Lucilene Castro



Assistindo as comemorações pelo aniversario da cidade e lendo as noticias e posts lançados nas midias sociais comecei a me deparar com um cenario estranho, lembrei da minha infancia quando assistiamos a Liga da Justiça, o Bizarro era o inverso do Super-homem...me senti no mundo bizarro, morando em uma Manaus um tanto diferente da que sai nas propagandas eleitorais e vinculadas ao poder publico do nosso Estado do Amazonas.

Twett 1 -Eu gostaria de estar aqui dizendo que tenho orgulho da cidade onde moro, mas aqui tem qual estrutura mesmo? ahh agora tem uma ponte....

Twett 2 -To começando achar que moro em uma Manaus de um Universo paralelo.... #manaus342anos

Tweet 3 -Na Manaus Paralela pessoas de bem são perseguidas por radialistas, onibus sao mostrados como novos apesar de velhos...

Tweet 4 -Na Manaus paralela se constroi uma ponte que liga nada a coisa nenhuma, um estadio onde nao tem futebol...

Tweet 5 -Na Manaus paralela pra ser atendindo em um hospital vc tem que sair da cidade, falta agua estando na maior bacia hidrografica do mundo...

Tweet 6 -Na Manaus paralela o povo que parabeniza a cidade nao sabe a idade dela, não gosta de ser chamado de caboclo e indio, se veste igual norteamericano

Tweet 7 -Na Manaus paralela aterram os igarapes e constroem casas no lugar, depois reclamam que a cidade é quente...(complementando: Constroem casas num padrão europeu e depois descobrem que o calor é insuportavel, que tal copiar o designe dos indios)

Tweet 8 -Na Manaus paralela o povo que ama a cidade nao conhece o seu teatro, e nem o encontro das aguas, nao conhece sua historia...

Tweet 9 -Na Manaus paralela quem nao gosta de ouvir criticas continua seguindo os outros que criticam, estranho né!
_________________
Comentario:

Primeiramente gostaria de deixar claro que sou apaixonado pela minha Cidade, pelo meu Estado e pelo meu País, e como todo homem verdadeiramente apaixonado nao posso aceitar que o objeto de minhas paixões seja tão mal tratado, tão vilipendiado, tão usurpado....reservo-me o direito de criticar o que não gosto, afinal esse espaço é fruto dos meu devaneios....

Um dos comentarios que me chamou bastante atenção enquanto escrevia foi esse enviado por uma moça que me seguia: 
"ta insatisfeito? e so pegar uma avião e vai pra outra cidade.. simples..! e futebol tem sim, mas o povo amazonense preferi assistir o futebol carioca, o paulista.. ..."

Em Manaus acontece muito isso, as pessoas sofrem com a falta de água, falta saneamento basico, saúde é coisa de rico, asfalto é algo raro, a passagem de onibus é uma das mais caras do Brasil, porem quando alguem fala mal da cidade as vozes se levantam e mandam-nos pegar um avião, agora com a ponte vai ficar mais facil fugir desse caos (Leia Cronica Bipolar).

 
Apos o aniversario da cidade fomos abrir os presentes ganhos na festa:

Presente da Prefeitura - Aumento da passagem de onibus (obrigado prefeito! diriam muitos) porem eu pergunto pelos onibus novos prometidos, pelas mil creches e pelas carretas com interner wi-fi, afinal perguntar não ofende, a não ser que seja em Manaus...

Presente do Governo do Estado - A ponte Rio Negro, que pretende integrar a região metropolitana que só existe na cabeça dos governantes atuais, custou apenas 1 bilhão de reais....(Obrigado Senador, Governador e Primeira Dama, diriam outros tantos comissionados, apadrinhados e empresarios)...eu pergunto: Manacapuru e Iranduba já estão preparadas para enfrentar o problema apos a construção da ponte? cuidado, talvez o menor dos problemas fosse ficar na fila das balsas, e afinal quem vai pagar o custo da obra? não me respondam!

Presente da Presidente do Brasil - Prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos - (Obrigado Presidente!) - de que vale essa prorrogação se a presidente vive editando medidas provisórias que diminuem a competitividade do modelo ZFM eu insisto em perguntar!

É, após a festa virá a ressaca...
Não fujo dos problemas, eu os enfrento, um dia teremos uma cidade de verdade, acredito nisso, pode demorar, em minhas aulas sempre falo de cidadania, de cotidiano, mesmo que o foco seja Geologia, porem o povo alienado geralmente nao consegue entender que tem direitos.


Parabens Manaus, nosso porto de lenhas pelos seus 342 anos...e que o espirito do Guerreiro Ajuricaba inflame teu povo contra os que apenas querem te dilapidar



Saudações Geológicas
Professor Elias Santos Junior
Manaus - Amazonia - Brasil






Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...