sexta-feira, 27 de maio de 2011

DISSERTAÇÃO: A Influência Das Atividades De Exploração De Petróleo E Os Impactos Ambientais E Socioeconômicos Na Cidade De Coari - Autora: Geni Cauper

Vista aérea da cidade de Coari (AM). Foto: Geni Cauper



A Influência Das Atividades De Exploração De Petróleo E Os Impactos Ambientais E Socioeconômicos Na Cidade De Coari

Autora: Gení Conceição De Barros Cáuper
Orientador: José Aldemir de Oliveira


A implantação de grandes projetos  na Amazônia surgiu por meio de incentivos dados pelo governo a partir dos anos 60, com o propósito de integrar e desenvolver essa região. O processo de exploração de petróleo no Estado do Amazonas ocorreu a partir da década de  oitenta de modo mais intensivo, especialmente com a descoberta de petróleo na região do rio Urucu, no município de Coari-AM, desde o começo do século.

O processo de exploração envolve desde a perfuração dos poços, escoamento, beneficiamento e circulação de petróleo e derivados, causando impactos ao meio ambiente e às populações locais. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar as características dos grandes projetos desenvolvidos  na Amazônia, com enfoque às questões ambientais, e como se deu o processo evolutivo da exploração de petróleo no Brasil e na região amazônica, e principalmente a influência e os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelas atividades de exploração de petróleo na província petrolífera de  Urucu na cidade de Coari, e quais os mecanismos de controle realizados, tanto na esfera estadual como na municipal.

Para tanto foram realizados levantamentos e análise de documentos em instituições e órgãos ligados às atividades de petróleo e ao trabalho de campo na área do Projeto de Urucu, aplicando formulários  em 200 residências e realizando entrevistas na cidade de Coari.  


Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...