terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tsunami atinge ilhas do sul do Pacífico e destrói vilarejos

SYDNEY - O tsunami com ondas entre 4,5 e 6 metros provocado por um forte terremoto de magnitude 8 que atingiu o sul do Oceano Pacífico matou ao menos 34 pessoas e devastou o vilarejos do arquipélago de Samoa, na Oceania, segundo autoridades locais.




Inundação na região central de Fagatogo, em Samoa Americana


O departamento responsável por desastres de Samoa, que tem 20 vítimas confirmadas segundo a agência de notícias Associated Press, estima que até 100 pessoas tenham morrido e centenas estejam feridas. O subdiretor do centro, Ausegalia Mulipola, revelou ao canal australiano "ABC" que os serviços de resgate começaram a buscar corpos e sobreviventes, embora a tarefa seja difícil por grande parte do sistema de telecomunicações estar danificado.

Mase Akapo, do Serviço Nacional de Meterologia da vizinha Samoa Americana, disse que ao menos 14 pessoas morreram em quatro diferentes vilarejos da ilha principal de Tutuila.

O epicentro do terremoto foi localizado 190 km a sudoeste da remota ilha do Pacífico. Cerca de trinta minutos após o primeiro terremoto, um segundo tremor de 5,6 graus na escala Richter foi registrado.

Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, uma filial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Horas depois, os alertas foram cancelados.




Região do terremoto. Fonte: USGS / Google Maps



O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) informou que ondas de 1,57 metros foram registradas em Pago Pago, capital da Samoa Americana (território dos Estados Unidos no Pacífico) e de 0,70 metro em Ápia, capital de Samoa (um país independente).

____________________
Fonte:  http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/29/tsunami+com+ondas+de+3+metros+atinge+ilhas+samoa+8699436.html

Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...