sábado, 15 de maio de 2010

MERCADO DE TRABALHO: Os desafios dos profissionais de hoje, segundo especialistas

RIO - Estar atualizado com tudo o que está acontecendo no mercado e investir constantemente em qualificação não são as únicas preocupações dos profissionais hoje em dia. No ambiente corporativo, os desafios são muitos e é preciso ter jogo de cintura para ultrapassar as barreiras. Politicagem no ambiente de trabalho, assédio moral, colegas competitivos, chefe tirano ou estressado são algumas das situações a serem enfrentadas, independentemente do setor e do cargo que o profissional ocupa, dizem especialistas.


Para Claudia Monari, consultora da Career Center, empresa especializada em gestão estratégica de carreiras e RH, o mais difícil é estar conectado com o mundo e a par de todas as informações para lidar com as tarefas diárias. Ao mesmo tempo que há vários meios de comunicação disponíveis, para a maioria das pessoas é difícil eleger aqueles que são confiáveis e quais informações são importantes para seu desenvolvimento profissionalmente.


- Os mais jovens já nascem com um "chip" e têm uma ânsia muito grande para absorção de informações. No entanto, os mais maduros ainda encontram dificuldades de buscá-las, principalmente nos meios eletrônicos onde as informações são mais ágeis. Algumas pesquisas dizem que há mais informações em um jornal de domingo do que toda a coletada no século XVIII - afirma.


Carla España, gerente operacional da rede de óculos Lula Lupa, acredita que todas as situações que não dependem de uma única pessoa são as mais desafiadoras. Ela elege a politicagem no ambiente de trabalho como um dos principais obstáculos a ser superado.


- O trabalho em equipe continua sendo uma vantagem competitiva no meio profissional. Quando existe politicagem, perdemos tempo e tiramos o foco da solução.


Para se desenvolver, diz Carla, o profissional deve identificar seu principal desafio e buscar superá-lo sendo competente, seguindo as normas da empresa e definindo suas prioridades.


Claudia, por sua vez, ressalta que, embora sejam muitos, cada desafio tem um grau de dificuldade para ser superado, o que irá variar de pessoa para pessoa. Para alguém que tem mais facilidade de relacionamento, os itens que envolvem pessoas certamente serão os menos desafiadores, explica.


Na opinião da consultora da Career Center, a melhor forma de superar os desafios do dia a dia e conseguir se manter antenado às novas tendências de mercado é investir em conhecimento, participar de redes internas e externas ao seu mundo profissional, e, acima de tudo, estar aberto a novo:

- O que é importante hoje, não será amanhã.

Original extraido de O GLOBO
________________________
Comentario:

O principal inimigo do profissional atual é ele mesmo.

Eu convivo diariamente com profissionais de varias Áreas do conhecimento tanto nas faculdades onde trabalho como também nos órgãos públicos em que acompanho processos de licenciamento.
E comum nos deparamos com profissionais que passam o dia inteiro reclamando da vida, do salário, do ponto, do chefe, dos equipamentos, do tempo...enfim, de tudo.
O interessante e que quando tem concurso eles nos perguntam E ai, vai fazer? Eu penso: se e tão ruim, por que eu vou entrar?
Eu tenho por principio me manter afastado o maximo possível desse tipo de pessoas, pois elas não agregam valor, nos fazem ficar pra baixo e acabam sugando nossas energias, eu prefiro sinceramente ficar próximo das pessoas felizes pois assim compartilhamos do seu pensamento positivo.
Cada dia que passa as relações interpessoais se deterioram, você vê mais profissionais desfazendo do trabalho de colegas, sabotando companheiros de trabalho, por exemplo: Um professor dizer para a turma que o outro professor esta ensinando errado, isso se chama sabotagem, não digo que se estiver errando não precisa ser corrigido, porem, não podemos e levar o problema para esferas que não tem nada a ver com o problema e pior, denegrir a imagem de outro profissional.
Sempre ouvi as pessoas dizendo: Eu faço o meu trabalho, e a cada dia me pergunto será que isso e suficiente? Será que o que estamos fazendo supre a necessidade daqueles que precisam de nos?
Sinceramente não sei, só sei que todo dia quando chego para dar minhas aulas espero dar a melhor aula da minha vida.
Para finalizar disponibilizo o link para um podcast do Professor Marins que discute esse tema, como tambem o link para um post antigo do blog chamado Gostar do que se faz.
Obrigado a todos,
Professor Elias Santos Junior
Manaus - Amazonas - Brasil




Um comentário:

Unknown disse...

Ai valei pelo comentário,sabemos que os sabotadores estão em todos os lugares.

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...