Por ocasião da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), realizada nesta quinta-feira (05/08) no Rio de Janeiro, o ex-presidente da entidade, Marcio Rocha Mello (HRT), anunciou a realização, já no próximo ano, da primeira edição de um evento internacional voltado para geologia do petróleo e inteiramente organizado pela ABGP.
Ao assumir o cargo, o novo presidente da ABGP, Paulo de Tarso Araripe (HRT), prometeu dar continuidade à gestão anterior e disse que vai estimular cada vez mais a realização de cursos de curta duração (short courses) e viagens de estudos para o campo (field trips),consideradas atividadesque servem para aproximar universidades e empresas, além de proporcionar melhor qualificação aos geólogos que atuam na indústria do petróleo.
Convidado para ministrar a palestra "Geologia e Desenvolvimento da Área de Petróleo no Brasil", o gerente executivo de Exploração da Petrobras, Mario Carminatti, disse que o Brasil vive momento de grande expectativa em relação aos negócios do petróleo, mas que a área de Ciência e Tecnologia está, segundo ele, bastante debilitada.
"Somos experts em turbiditos, mas estamos entrando no mundo dos carbonatos, um universo que exige profundos conhecimentos e grandes esforços em questões relacionadas à Ciência e Tecnologia. Precisamos desenvolver novas ferramentas que contribuirão para aumentar o fator de recuperação desses campos. O Brasil é carente de cientistas e o papel da ABGP é dar condições para apoiar as empresas a atingirem seus objetivos econômicos", afirmou Carminatti.
Após a solenidade de posse, a nova diretoria ficou assim constituída:
- Presidente: Paulo de Tarso Araripe (HRT);
- Vice Presidente: Sylvia Maria Couto Dos Anjos (Petrobras);
- Secretário Geral: Eliane Petersohn (ANP);
- Secretário Adjunto: Rogério Loureiro Antunes (Petrobras);
- 1º Tesoureiro: Paulo Palagi (Petrobras);
- 2º Tesoureiro: Norival Brisola (Petrobras);
- 1º Editor: Pedro Victor Zalán (Petrobras);
- 2º Editor: Igor Marzano (HRT);
- Relações Exteriores: Antonio Luís Tisi (Petra Energia);
- Comissão de Ética: Didier Wloszczowskski (Repsol), Rosemary Lemos (Anadarko), Adali Ricardo Spadini (Petrobras), Rogério Schiffer (Petrobras) e Sandro Rosito Mércio (Shell).
Um comentário:
O Rogério Schiffer (Petrobras)é meu professor de geologia do petróleo.
Não fazia ideia de que ele importante assim, ele é muito tranquilo.
Postar um comentário