Imagem aerea de Manaus - Fonte
Ola colegas que acompanham o blog, estava navegando pela rede e encontrei o artigo abaixo que trata da ANÁLISE GEOGRÁFICA DAS ÁREAS DE RISCO EM MANAUS (AMAZONAS, BRASIL), esse artigo e de autoria de Karla Regina Mendes Cassiano & Reinaldo Corrêa Costa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a quem agradeco por citarem minha dissertação de mestrado como uma das fontes consultadas.
Saudaçoes Geológicas
Professor Elias Santos Júnior
Manaus - Amazonas - Brasil
-----------------------------------------------Resumo:
ANÁLISE GEOGRÁFICA DAS ÁREAS DE RISCO EM MANAUS (AMAZONAS, BRASIL)
Autores: Karla Regina Mendes Cassiano & Reinaldo Corrêa Costa
Introdução
A pouca importância com a ecodinâmica dos espaços herdados da natureza impactando o cotidiano (história em movimento) urbano contribui para a formação de áreas vulneráveis, ou seja, áreas de risco que comprometem o cotidiano da cidade e dos citadinos (principalmente na época das chuvas) e já causaram eventos fatais. Este fato pode ser observado em Manaus (Amazonas, Brasil), onde os espaços para a
construção de habitações são apropriados pelas classes sociais com maior poder aquisitivo, enquanto os pobres (com menor poder aquisitivo) ocupam as margens alagáveis de igarapés (pequenos cursos fluviais) e encostas susceptíveis aos processos erosivos.
O sítio geomorfológico de Manaus está localizado à margem esquerda do Rio Negro próximo à confluência com o Rio Amazonas sobre terrenos datados do Terciário/Quaternário, onde está a formação Altér do Chão. A geomorfologia do sítio de Manaus influencia, pela sua constituição, os espaços ocupados por classes sociais diferentes cujo custo da construção é influenciado pela dinâmica topográfica e pelas bacias hidrográficas urbanas, assim como pela susceptibilidade à especulação imobiliária para diversos fins.
Essa geomorfologia mostra as áreas mais propensas a acidentes e danos e quais estão em tipos geomorfológicos “seguros” (geralmente tabuleiros bem drenados), em fim quais os espaços que receberam infra-estrutura no sítio urbano.
Deste modo, o presente trabalho traz uma análise das áreas de risco em Manaus utilizando os procedimentos de Geossistema e Formação Sócioespacial, ambos como teoria e como método, pois é a partir do encontro entre esses dois paradigmas que se tem uma visão integrada entre Geografia Física e Geografia Humana como relação interativa natureza-sociedade, pensar o risco como elemento da dinâmica geomorfológica e social para construção de cartas de análise e grau de risco com fins de planejamento e zoneamento aliada à dinâmica social e suas contradições em específicas unidades espaciais de análise.
Publicado em:
VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física
II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física
Universidade de Coimbra, Maio de 2010
II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física
Universidade de Coimbra, Maio de 2010
Artigo na integra aqui: www.uc.pt/fluc/cegot/VISLAGF/actas/tema4/karla
Nenhum comentário:
Postar um comentário