quinta-feira, 10 de junho de 2010

ARTIGO: 5 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E AS GERAÇÕES

Divulgo aqui o artigo elaborado pelo colega Professor Jose Roselito

5 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E AS GERAÇÕES  

José Roselito Carmelo da Silva, Geógrafo
jroselito@uol.com.br

Historicamente falando, passaram-se 38 anos da primeira grande Conferencia Mundial de Meio Ambiente, quando em 1972 na cidade de Estocolmo na Suécia, 113 países se reuniram entre os dias 5 e 16 de junho para marcar a história sobre o meio ambiente, a degradação foi o tema, principalmente a poluição ocasionada pelas indústrias que se espalharam por todos os lugares da Terra,

Isso comprova que na época já era elevado o índice de degradação em nosso planeta, conforme pequeno trecho da Declaração de Estocolmo que diz: “Em redor de nós vemos multiplicarem-se as provas do dano causado pelo homem em muitas regiões da Terra: níveis perigosos de contaminação da água, do ar, da terra e dos seres vivos; grandes transtornos do equilíbrio ecológico da biosfera: destruição e esgotamento de recursos insubstituíveis e graves deficiências nocivas à saúde física, mental e social do homem, no meio por ele criado, especialmente naquele em que vive e trabalha”.

O encontro foi o mais importante em termos de debates sobre os problemas ambientais, várias ações foram tomadas entre elas, o dia 5 de junho para ser celebrado todos os anos o dia mundial do meio ambiente.  Desde sua criação até os nossos dias, passaram várias gerações, entre elas: a geração paz e amor, a geração cocota, a geração dos embalos de sábado a noite, a geração coca-cola, a geração dos vídeos games e hoje a geração twitter.

Esses acontecimentos embalaram sonhos de gerações que assimilaram muito bem e corresponderam com mais consumo, isso é perfeito! Mas a data que foi criada naquele primeiro encontro mundial para ser momento de reflexão e mudanças em direção ao desenvolvimento sustentável, não foi capaz até o momento de seduzir gerações, atualmente, os tomadores de decisões que foram das gerações, paz e amor, cocota, embalos de sábado a noite e dos vídeos games, tem se apossado da temática ambiental para algum tipo de autopromoção. E o dia 5 de junho? Ora, apenas passa pelas gerações.

Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...