quarta-feira, 14 de abril de 2010

Desastre anunciado: Ocupação de áreas inadequadas+desmatamento+chuva = acidente geológico



A tragédia no Rio de Janeiro poderia ter sido evitada?

Todo ano acontece a mesma coisa, começa a temporada de chuvas o Brasileiro fica com os nervos a flor da pele torcendo para que não ocorram deslizamentos e alagações.

É chegada à hora de tomarmos providencias, do Governo impedir a ocupação de áreas inadequadas, de remover as casas que se encontram em situação de risco geológico, porem lembrando que essa população necessita de cuidados especiais.

Fiquei boquiaberto em ver o despreparo dos Bombeiros e Defesa Civil do Rio de Janeiro ao atender a população que foi afetada pelos deslizamentos, claro que a culpa não é deles, pelo contrario, os vejo como heróis, pois arriscam suas vidas todos os dias sem os equipamentos necessários. Sabemos que eles trabalharam horas seguidas, em pontos diferentes do Estado. Sabemos que nao é facil lidar com a dor das pessoas, esses profissionais trabalhar sobre forte pressao.

Mas foi perturbador ver que os mesmo monitoravam a encosta a olho nu, enquanto seus companheiros escavavam mais abaixo receosos de um novo deslizamento, pergunto: onde estavam os teodolitos? A Defesa Civil não tem? Então por que não solicitaram os equipamentos das empresas de engenharia? Seria muito mais seguro...Imaginem o caos que seria  se a equipe tivesse sido soterrada no Morro do Bumba, se o comandante nao tivesse suspenso os trabalhos hora antes.

Eu gostaria de saber por que na grande maioria dos Estados a Defesa Civil e comandada pelos Bombeiros ou Policia Militar, provavelmente por que estes são mais preparados para situações de emergências...então por que não realizarmos trabalhos preventivos através de equipes multidisciplinares compostas por Geólogos, Engenheiros, Assistentes Sociais, Biólogos, Geógrafos e outros profissionais capacitados para combater as situações de riscos potenciais?

Em Manaus a situação não é diferente, todo ano nos meses de março a junho quando aumenta a quantidade de chuva a cidade sofre com as alagações, e infelizmente nossos governantes insistem em marchar na contra-mao das ações ambientais aterrando os igarapés, construindo casas sobre eles, depois não digam que foi obra do acaso.

Espero que com a ocorrência da Copa do Mundo de Futebol tenhamos uma cidade mais preparada para receber os convidados, e que o legado fique para as próximas gerações.

Bom, no link abaixo disponibilizo minha Dissertação de Mestrado cuja temática é relacionada a este assunto, espero que seja útil. O conhecimento só é valido se for difundido. So cite a referencia por favor.



Abraço a todos, e que Deus conforte os moradores do Rio de Janeiro

Saudações Geológicas

Prof. Elias Santos Junior
Manaus – Amazonas – Brasil

Nenhum comentário:

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...