sexta-feira, 26 de junho de 2009

COMEÇA A FESTA NA FLORESTA - FESTIVAL DE PARINTINS

Bate Forte O Tambor

Ola colegas, hoje 26/06 começa o Festival Folclórico de Parintins, onde acontece o confronto entre os Bois Caprichoso e Garantido.

A festa acontece em uma ilha no curso médio do Rio Amazonas, localizada no municipio de Parintins, a Ilha Tupinambarana, a ilha do folclore.

O acesso só é realizado através de avião ou em barcos regionais, os voos saem principalmente da cidade de Manaus e duram em media 30 minutos, já de barco a duração da viagem é de 16 horas em média até a ilha partindo de Manaus.


Barco Regional à caminho da festa

A orla da cidade a partir da quinta feira começa a ser tomada por barcos, os quais trazem os brincantes dos bois dos mais diversos pontos da Amazônia, esses barcos servem de hoteis flutuantes, e na madrugada de segunda feira, antes de raiar o dia todos partem de volta aos seus locais de origem e a cidade que foi tomada por milhares de turistas por 3 dias amanhece novamente pacata, como se nada tivesse acontecido ali.

Orla da cidade de Parintins quinta feira. Foto: Simone Tavares. 23/06/2009


Orla da cidade na sexta feira, primeiro dia do festival

Festival cheio de peculiaridades, nesses 3 proximos dias 26, 27 e 28), quem torce pro Caprichoso só veste azul e nem pronuncia o nome da outra agremiação que só é tratada como "o contrário", o torcedor do Garantido só veste vermelho e branco e trata o "contrário" com o mesmo despeito.

O bumbódromo (arena) onde acontece as apresentações, é dividido no meio em vermelho e azul, quem usa azul nao passa pro lado vermelho e vice-versa, e coitado daquele que tenta quebrar essa regra, é expulso na hora, porem, enquanto um boi se apresenta a outra galera (torcida) fica quieta assistindo, sob pena de perder pontos na disputa.



Esse post é dedicado especialmente para o amigo geólogo Geocrusoé, que tanto divulga as belezas de sua ilha perdida no Atlantico.

E eu que esse ano nao vou à festa, vou ficar torcendo de longe para que tudo dê certo na Ilha dos Bois, e vamos la meu Touro Negro do Brasil, vamos em busca do Tri-campeonato.

O festival mais uma vez será transmitido pela rede bandeirantes de televisão.
http://band.com.br/parintins/videos.asp



Quer saber mais?
Visite:
Sitio do Boi Caprichoso - O Touro Negro do Brasil
http://www.boicaprichoso.com



Sitio do Boi Garantido - O Boi do Povão
http://www.canalgarantido.com


História da Festa

http://www.boibumba.com/index_pt.htm



Video do Ritual Oração da Montanha (Boi Caprichoso, ano de 1999)


3 comentários:

Unknown disse...

E ai meu amigo!
Parabéns!
muito interessante e mt rico seu blog!

abração
sucesso!

Carlos Faria disse...

Gostei muito do post e gostava de estar aí na ilha, talvez a torcer por um dos bois, achei lindíssmos os barcos que aí circulam no amazonas, gosto muito das festas quando têm raizes verdadeiramente folclorico-tradicionais como esta. Obrigado pela dedicatória, vi ontem o post mas sou hoje foi possível responder.

Carlos Faria disse...

Já andei ainvestigar um pouco mais na net sobre o festival, valeu a pena, já agora, sendo eu Faria, automaticamente está garantido que torceria pelo Boi Garantido

O que é Coaching - Por Elias Santos Junior - Geólogo, Professor e Self-empowerment Coach

Coaching [1]   é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu cliente ( coa...